03/02/2013

"Curto-Circuito 2, Vai de Quê?" Solos Culturais Alemão



Entre os dias 03 e 07 de fevereiro, jovens de cinco favelas cariocas (Cidade de Deus, Penha, Complexo do Alemão, Manguinhos e Rocinha) realizam intervenções culturais pela cidade do Rio de Janeiro. As atividades vão desde fóruns até exposições.

Com as intervenções, os solistas (como são chamados) do projeto Solos Culturais – realizado pelo Observatório de Favelas com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Petrobras – tem como objetivo geral desconstruir os estereótipos criado em torno das favelas mostrando um mapa afetivo cultural sobre o território para a cidade.

"Curtos circuitos 2: vai de quê?!" é uma instalação no centro da cidade onde será apresentada uma exposição fotográfica com a curadoria de Monique Moraes, fotos de Renato MouraMichelle Beff e dois vídeos com a direção de Cadu Barcellos e edição de Jefferson Vasconcelos mostrando a mobilidade e o turismo no Complexo do Alemão através do teleférico que é um recente equipamento público construído em seis pontos do Complexo do Alemão e que já tem atingido um público record e o percurso com moto taxistas, profissão esta criada na favela que percorre as ruas, becos e vielas. Se por um lado, a instalação do Teleférico nas comunidades trouxe outra ideia de representação do Complexo no Rio de Janeiro, por outro lado, esse tipo de turismo não possibilita conhecer os vários pontos afetivos (comércios, residências, instituições, casas, praças, becos entre outros) que, além de encantadores e transformadores, ajudam a difundir novas representações das favelas, da favela como potência, como produtora e difusora de cultura, como espaço de encontro para negócios e relações sociais.


 Para a formação do curso de produção cultural do projeto Solos Culturais, os jovens tem o prazer de promover esta intervenção com o objetivo geral de desconstruir os estereótipos criado em torno do Complexo do Alemão mostrando um mapa afetivo cultural sobre o território para a cidade.
Eai #VaiDeQuê?

Programação:

*Exposição multimídia que explicita um paralelo entre conhecer o Complexo do Alemão via moto taxi e teleférico.
- “Curto-circuito 2, vai de quê?!”
05/02, terça-feira, de 10h às 18h
Largo da Carioca – Centro

O projeto “Solos Culturais” formou, em 2012, 100 jovens, com idades entre 15 a 29 anos, de cinco diferentes territórios em produção cultural, pesquisa, mapeamento e intervenções culturais. Entre as atividades do projeto estão os cursos instrumentais, oficinas e pesquisas sobre hábitos e práticas culturais nas favelas realizadas pelos jovens. O objetivo geral é promover o auto-reconhecimento dos agentes culturais locais como sujeitos da produção cultural, contribuindo, a partir de suas práticas para a percepção de seus territórios como espaços integrantes da cidade e de seus moradores como cidadãos plenos de direitos.


Curta a página do Solos Culturais no Facebook e siga o twitter @solosculturais para ficar por dentro do projeto e das intervenções culturais.


Um comentário: