12/06/2012

Eco Periferia - Mostra de arte sustentável



Entre os dias 13 e 19 de junho a Mostra Eco Periferia realiza diversas atividades de conscientização ambiental no conjunto de favelas do Alemão

A Cooperativa de reciclagem Eu Quero Liberdade, no contexto da Rio +20, lança o Projeto Eco Periferia, que reúne exposição de fotografia, exibição de vídeos e seminários para levantar o debate sobre a questão ambiental no conjunto de favelas do Alemão. A ideia é transformar as periferias do Rio de Janeiro em espaços de discussão sobre ambiente e ecologia de maneira lúdica e criativa.


Em sua primeira edição, a Mostra de arte sustentável Eco Periferia tem como tema a Serra da Misericórdia, patrimônio natural localizado na Zona Norte do Rio. A Serra é uma área com vegetação nativa de Mata Atlântica inserida na região urbana do município Rio de Janeiro. Trata-se do quarto maior maciço da cidade, abrangendo 27 bairros e cinco conjuntos de favelas. Esta região contabiliza mais de um milhão de habitantes e seus moradores vivem com o menor índice de área verde per capita do Estado. Desde a década de 70 este território vem sofrendo diversos impactos de mineradoras que exploram os recursos naturais da Serra e não realizam nenhum tipo de compensação ao ambiente.

O papel da sociedade, os impactos positivos que a Serra pode gerar para a população local e os impactos das mineradoras na região serão o mote para o debate da Mostra, que terá sua abertura no dia 13 de junho na estação do teleférico do Alemão, local onde também ficará uma instalação de arte e a exposição de fotografia sobre a Serra da Misericórdia.

Através da arte, o coletivo que organiza a Mostra pretende envolver toda a comunidade para uma reflexão sobre o lixo e, de forma coletiva, propor soluções criativas para o uso de recicláveis.


Veja e participe da programação da Mostra Eco Periferia:

13 de junho
Abertura (coquetel) da exposição fotográfica e instalação de artes sustentáveis – 18:30h

14 de junho
Exibição da Mostra Eco Periferia – filmes selecionados – 16h
Bate Papo - "Desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades – Polos de produção local” – 16:30h

15 de Junho
Exibição da Mostra Eco Periferia – filmes selecionados – 16h
Mesa de debate - “O uso criativo de recicláveis – arte sustentável” – 16:30h

16 de Junho
Oficina de artes sustentáveis
Educação ambiental com crianças – Maurílio Birimbau – 10:30h
Oficina de moda sustentável – Ana e Aline (Candeeiro) – 10:30h
Compactação de recicláveis em pet e criação de móveis – Maurílio Birimbau – 14:30h
Desfile de moda sustentável – 16:30h

17 de junho
Oficina de artes sustentáveis
Educação ambiental com crianças – Maurílio Birimbau – 10:30h
Oficina de moda sustentável – Ana e Aline (Candeeiro) – 10:30h
Compactação de recicláveis em pet e criação de móveis – Maurílio Birimbau – 14:30h

19 de Junho
Ações entre as instituições Verdejar, Raízes em Movimento, Cooperativa Eu Quero Liberdade, Observatório de Favelas e Praça do Conhecimento.




Mais informações, acesse: http://ecoperiferia.wordpress.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário