19/03/2012

Conexões Universidade - Comunicando a Favela

Comunicando a Favela com José JúniorGrupo Cultural AfroReggae
Nesta quarta, dia 21/03 as 11hs no Auditório da CPM da ECO/UFRJ.



A Ação Conexões Universidade, 
parceria ECO/UFRJ  e Grupo Cultural AfroReggae convida para o debate "Comunicando a Favela", com José Júnior,  que irá falar da Cultura da Favela, do processo de ocupação dos territórios pelas UPPs, o seu trabalho de mediação de conflitos, do projeto empregabilidade para presidiários, outras questões do presente urgente.


Durante 3 dias, os estudante e professores da ECO/UFRJ  visitaram três favelas cariocas:  Vigário Geral, comunidade sem UPP e onde funciona o Cento Cultural Wally Salomão do AfroReggae, a favela do Cantagalo  (em Copacabana, com UPP) e o  Complexo do Alemão, ocupada  pelo Exército. Também visitamos o Complexo de Bangu, conversamos com presos e com agentes do sistema penitenciário. 


As atividades fazem parte do projeto Conexões Universidade, com o Grupo Cultural AfroReggae que aproxima os universitários das questões urgentes, inspirado nos temas levantados pelo Programa de TV, Conexões Urbanas, apresentado por José Júnior no Multishow. 

"Em Vigário Geral, no Centro Cultural AfroReggae, pudemos ver as diferentes culturas que atravessam a favela: percussão, funk, teatro, djs, jovens que querem ir para a universidade e também pudemos conversar sobre a cultura do crime, proibidão, narcocultura, guerras urbanas e conhecer o trabalho de mediação de conflitos feito pelo AfroReggae que dialoga com traficantes, governo, universidade, ongs, bancos." 

"Na  Favela do Cantagalo, tivemos um debate com o Coronel Robson Rodrigues, ex-comandante geral das UPPs do Rio de Janeiro que nos falou sobre a disputa por uma outra policia (de proximidade e/ou comunitária) e sobre a necessidade da policia mudar radicalmente sua relação com a favela. Também conversamos com Schneider, ex-participante do Comando Vermelho, hoje no projeto Empregabilidade do AfroReggae. No final, pudemos assistir o espetáculo do Afro Circo do Grupo Cultural AfroReggae com garotos e garotas negras do Cantagalo  trazendo a proposta de um circo popular brasileiro."

"No Complexo do Alemão visitamos o Teleférico e as obras do PAC , andamos pelas comunidades e conhecemos o trabalho da percussão do AfroReggae e oficinas de grafite e dança. Também pudemos discutir sobre o processo de ocupação do Complexo pelo Exército e a militarização da segurança e os problemas decorrentes dai. "

Em Bangu, que comporta 17 mil presos, discutimos a crise do sistema prisional e o trabalho de ressocialização dos ex-presos saindo do  discurso regressivo e vingativo que pede mais punição e prisão e que demoniza os presidiários.

No debate com José Júnior irá fechar essa primeira Ação Conexões Urbanas, conhecendo todas essas as ações desenvolvidas pelo AfroReggae e saber porque o trabalho de mediação de conflitos de José Júnior o coloca hoje numa posição de risco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário