10/02/2012

Campus Party por Raull Santiago




Esta semana, estive participando do Campus Party, evento que é respeitado como um dos maiores na área de tecnologia do mundo!
Fiz parte de um projeto chamado Wikimapa no Complexo do Alemão, favela onde moro, com alguns amigos que rapidamente se tornaram família.
     
O Wikimapa é um projeto que proporciona um leque de coisas interessantes e úteis, mas a que sempre destaco é o sistema de mapeamentos, mas não um mapeamento comum, é um mapeamento bem diferenciado, visa mapear locais que muitas vezes são ignoradas pelos grandes mapas, como exemplo, as favelas, que na maioria dos mapas são apenas borrões!

Alguns dos membros que fizeram parte da equipe de Wiki-Repórteres foram convidados pela Fundação Telefônica, uma das patrocinadoras do projeto e realizadora do evento, a estarem em São Paulo participando deste grande acontecimento que é a Campus Party. Tivemos todos os nossos gastos pago pela Fundação.

Ficamos em São Paulo de 7/02 a 10/02 e foi adrenalina do começo ao fim, primeiro porque a forma de transporte que utilizamos para chegar ao São Paulo foi o transporte aéreo, eu nunca havia andado de avião e sempre tive muita vontade, foi um sonho realizado.


Já em São Paulo foram muitos os acontecimentos produtivos, estar na Campus Party já foi incrível, conviver com jovens que fazem da tecnologia seu sustento, sua maior diversão e seu passatempo foi incrível, os chamados Nerds me surpreenderam e ganharam ainda mais o meu respeito.
 Muito produtivo também, foi participar das palestras e de algumas oficinas oferecidas aos campuseiros, e do cronograma de atividade da Fundação Telefônica aos seus convidados.


Estar estes dias dentro do Campus foi de grande valor, pois percebi que é preciso seguir sempre, não podemos parar, o avanço chega a cada segundo e é preciso acompanhar o ritmo ou ficará perdido. O futuro é agora, neste momento, é preciso empenho para perceber e evoluir junto.
É visível que jovens de outros estados se destacam, estão muito avançados em tecnologia, tão ou mais quanto jovens de SP e RJ, perceber que em todos os cantos do Brasil e do mundo há pessoas fazendo a diferença!

Foi uma experiência incrível.
Deixo aqui meu total, puro e sincero agradecimento a Patrícia Azevedo, Christiane Marques, Andreza Vieira, Vivian Mendes, Françoise Trapenard, Natalia Aisengart - que não pode estar conosco ao vivo, mas esteve em positividade - e a todos da Fundação Telefônica que nos proporcionaram este grande momento, obrigado!




Nenhum comentário:

Postar um comentário