27/10/2011

Elders e os Jovens do Brasil

Ontem, dia 26 de Outubro, representando o Descolando Idéias e a convite CDN, Raull Santiago esteve acompanhando o encontro de jovens militantes de todo o Brasil com os membros do The Elders.

Os Elders são um grupo independente de líderes globais que trabalham em prol da paz, dos direitos humanos e da promoção da igualdade entre mulheres e homens. Foi criado em julho de 2007, em Joanesburgo, África do Sul, por Nelson Mandela, que não se encontra tão ativo no grupo, mas se mantém como Elder honorário.
Os Elders não ocupam cargos públicos, são independentes de governo, nação ou instituição. São comprometidos em promover interesses comuns da humanidade e acreditam que em qualquer conflito é importante ouvir todas as partes. Tem como foco de atuação em áreas onde seus membros possam fazer a diferença, seja usando sua influência para abrir portas e ganhar acesso aos tomadores de decisão, ou trabalhando publicamente para promover assuntos negligenciados e falar contra a injustiça.
O The Elders é presidido pelo Arcebispo Desmond Tutu, o ex-presidente Brasileiro Fernando Henrique Cardoso também compõe a equipe. Os Elders são observadores do mundo, viajam para diversos países do globo e duas vezes por ano se encontram para revisar suas atividades, discutir prioridades e planejar suas próximas ações de acordo com o consenso do grupo.

Na visita ao Brasil, estiveram reunidos com jovens militantes sociais de diversos estados brasileiros que se destacam em suas lutas, para debater temas como: meio ambiente e desenvolvimento sustentável, empregabilidade e inserção de mulheres no mercado de trabalho com direitos, violência e criação de um Brasil mais justo, entre outros. O encontro aconteceu no Rio de Janeiro, Largo da Carioca, Convento Santo Antonio no centro. Todas as despesas dos jovens de outros estados que vieram ao RJ participar da reunião foram do Elders, o encontro foi dividido em mesas de debates que eram compostas por um quantitativo de jovens, um Elder e um tradutor, nessas mesas os grupos debatiam um tema específico e um questionário geral que havia em todas as mesas, no final, todos se reuniram no auditório do convento e cada mesa por sua vez, apresentava suas conclusões sobre os temas.

Foi bastante interessante este momento em que os grupos apresentavam a conclusão, entendimento e proposta do que foi debatido, ali pude respirar sorrir e renovar as forças percebendo o quanto os jovens brasileiros estão participativos, os jovens estão lutando e lutando por algo comum, respeito à Sociedade, pois nos respeitando, nos ouvindo e fazendo juntos, será possível resolvermos os problemas!” Disse Raull.

Finalizando as conclusões, um pequeno coquetel foi oferecido aos presentes e foi possível apreciar a voz do incrível músico do Reino Unido, Petter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário